Participação em eventos

voltar

BNT MERCOSUL
Itajaí – SC
22 e 23 de maio de 2015

Nossa participação, juntamente com a Riotur, foi em um estande decorado com fotos da Lagoa e da enseada de Botafogo.

O evento, que está em sua 21º edição, acontecia no Beto Carrero World, mas esse ano mudou para a cidade de Itajaí, no Centreventos – um dos principais espaços para a realização de eventos do sul do país. A mudança já era cogitada pelos organizadores há algum tempo com o objetivo de proporcionar melhorias ao evento tanto para os expositores quanto para os agentes de viagens, operadores de viagens e imprensa participantes que ganharam em vários aspectos como: acesso, infraestrutura, logística, espaço, etc.

O evento foi muito movimentado, com a participação de 42 caravanas de 297 cidades de 20 estados brasileiros e 5 países da América do Sul (Argentina, Chile, Colômbia, Uruguai e Paraguai).

Realizamos cerca de 600 atendimentos dentre agentes de viagens, operadores e imprensa, com 488 cartões arrecadados. Sugiro, para o próximo ano, aumentarmos a quantidade para 500 de cada tipo de material e levarmos folheto trade em espanhol (esse ano não levamos, pois não tínhamos em estoque).

No segundo dia do evento, tive uma reunião com a Adriana Both De Pin, Gerente Executiva do Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau para relacionamento e troca de experiências.

Material levado:

  • 400 Mapas Centro Histórico
  • 400 folhetos público (português)
  • 500 folhetos Esporte (português)
  • 200 sacolas Pet

Representantes:

  • Rio CVB – Andréa Revoredo
  • RIOTUR – Clea Cortez e Cristina Dias

BNTMercosul2015-B  BNTMercosul2015-A


 

Rio 2017 – Um futuro de oportunidades
Maracanã, Rio de Janeiro
29 abril 2015

O Rio Convention & Visitors Bureau apresentou no dia 29 de abril, no auditório do Maracanã, o Fórum Rio 2017 – Um futuro de oportunidades. Com o objetivo de preparar o setor para ter um melhor aproveitamento no período pós-olímpico, o evento reuniu autoridades e representantes de comitês das cidades olímpicas de Barcelona, na Espanha, e Londres, Inglaterra, consideradas atualmente ícones do turismo internacional, para mostrar com suas experiências como a capital fluminense poderá garantir um legado sustentável para moradores e visitantes após o término das Olimpíadas 2016.

Para um público formado por autoridades governamentais, entidades de classe, hoteleiros, executivos de companhias aéreas e representantes do turismo carioca, o presidente do Rio CVB e ABIH-RJ, Alfredo Lopes, abriu o evento destacando que uma Olimpíada pode acelerar em até 20 anos o desenvolvimento de uma cidade. No caso carioca, o setor hoteleiro investiu fortemente e chegou a um crescimento de 48% no número de leitos.

No caso de Barcelona e Londres, Lopes lembrou que lá foi feito um trabalho de divulgação. “Houve sempre investimento grande em propaganda, promoção, divulgação dessas cidades no mundo”. Para ele, o posicionamento das duas cidades na Europa, o poder aquisitivo dos europeus, maior que o dos vizinhos do Brasil na América Latina, a facilidade de deslocamento e a maior oferta de voos também favorecerem o fluxo de turistas em Barcelona e em Londres.

Para o presidente do Rio CVB, o Rio de Janeiro tem muito a crescer no setor de turismo. Segundo ele, Barcelona, por exemplo, recebe atualmente 12 milhões de visitantes estrangeiros por ano e o Brasil, em torno de 6 milhões. Isso “mostra o gap que nós temos para poder crescer”. Lopes disse que, se não houver promoção constante antes, durante e depois das Olimpíadas, o setor hoteleiro terá um problema sério de ocupação em 2017, “porque só as Olimpíadas não vão resolver o problema para o futuro”.

Na sequência, o secretário Municipal de Turismo, Antonio Pedro Figueira de Mello, lembrou que os governos Estadual e Municipal têm feito grandes investimentos voltados para os Jogos Olímpicos, então o evento se apresenta como uma excelente oportunidade de discutir, ao lado da iniciativa privada, os desafios para 2016 em diante.

Representando o prefeito Eduardo Paes, o secretário Executivo de Coordenação de Governo, Pedro Paulo Carvalho Teixeira, exemplificou os avanços e esforços feitos pela Prefeitura para tornar a cidade um destino turístico ainda maior. “Hoje, o Porto Maravilha é a maior obra urbana do mundo e está acontecendo graças às Olímpiadas, mesmo não tendo relação direta com o maquinário Olímpico. Este é um legado que a cidade terá a partir de uma parceria público-privada, beneficiando o turista, o carioca e a imagem da cidade”, afirma.

Representando o Governo do Estado, o secretário Estadual de Turismo, Nilo Sergio Felix, lembrou que o evento traz oportunidades de desenvolver ações para estimular um maior fluxo de turistas para o interior do estado. “A capital fluminense está a poucas horas de belos atrativos e municípios que merecem ser visitados”.

O diretor comercial do Rio Convention & Visitors Bureau, Michael Nagy, apresentador do evento, disse que é importante ouvir os países que já passaram por essa experiência para que o que foi positivo possa ser replicado no Rio de Janeiro. Ele destacou as experiências de sucesso de Barcelona e Londres para construir acordos que estarão prontos para produzir frutos depois de 2016, citando como exemplo o que está sendo feito no centro do Rio. “O centro da cidade está virando um destino de cultura, de música e gastronomia, semelhante aos grandes centros culturais mundiais, como Paris, para onde as pessoas viajam para ouvir jazz, por exemplo.”

Nagy relacionou também as obras de mobilidade urbana, como a construção da Linha 4 do metrô, que ligará Ipanema à Barra da Tijuca, e a modernização de hotéis. A Barra da Tijuca, na zona oeste, está se tornando, segundo ele, o maior destino de captação de turismo da América Latina. “A mobilidade trouxe um novo Rio de Janeiro não só para os turistas que vêm ao município, mas para o morador também. Porque uma cidade em que o morador consegue se locomover, o turista também aprecia”, disse.

Apresentado pelo diretor Comercial do Rio CVB, Michael Nagy, o CEO do Barcelona Turismo e Presidente da CTECNO (Fundação Catalã), Jordi Carnes, realizou um mapeamento das Olimpíadas de Barcelona: “A transformação de Barcelona, especialmente na região portuária, foi a responsável por colocar o destino no mapa do turismo mundial. Tivemos grandes progressos na diminuição da taxa de desemprego e conseguimos nos tornar um dos motores da recuperação da Espanha”.

O vice-presidente da América do Norte e Mercados Emergentes da London & Partners, Chris Lynn, reforçou a importância de estimular o patriotismo nos moradores durante os Jogos Olímpicos: “Fizemos diversas campanhas, entre elas a criação de embaixadores. Tivemos 50 mil moradores treinados e que serviram como voluntários. Hoje, ainda contamos com 10 mil deles que se dispõem a trabalhar em outros projetos, propagando a marca Londres onde eles estejam”. O destino investiu em estratégias para propagar a marca da cidade olímpica pelo mundo. “Esta é a hora de exibir a história, os atrativos e a cultura do Rio para imprensa que vem cobrir os jogos. Com uma boa estratégia de mídia é possível divulgar para o mundo o que se quer mostrar”.

Ainda segundo o executivo, as Olimpíadas de Londres incrementaram em 8% o turismo de negócios e trouxeram para a cidade um legado com os equipamentos esportivos que tem atraído diversos eventos para a cidade. “Gastamos 10 bilhões de libras com os Jogos. Hoje, nosso retorno, gira em trono de 18 bilhões”.

Representando a Associação Britânica de Hotelaria (BHA), a conselheira geral da entidade, Jackie Grech, reforçou a importância da união da indústria de turismo para conquistar novos espaços e oportunidades com as Olimpíadas. “É importante que o setor se reúna. A competitividade faz parte, mas a união levará a indústria do turismo para um caminho muito melhor. Através da união de diferentes setores do turismo, e até de diferentes países, é possível articular com o Governo melhorias e vantagens para o setor, como, por exemplo, a facilidade da obtenção de vistos e regulamentações”.

Fechando as apresentações, o Chairman e Presidente da empresa de gestão de eventos MCI, Roger Tondeur, reforçou a oportunidade de desenvolver o setor de eventos do destino no período pós-Olímpico, lembrando que o turista de negócios é o futuro turista de lazer. O executivo também alertou para o risco da onda de progresso levar ao aumento desenfreado dos preços, se tornando um obstáculo para a captação dos eventos de diferentes portes.

O evento Rio 2017 – Um futuro de oportunidades foi promovido pelo Rio Convention & Visitors Bureau, com apoio do Governo do Estado do Rio, Prefeitura do Rio, ABIH-RJ, Secretaria Especial de Turismo do Rio, Riotur e Secretaria Estadual de Turismo do Rio de Janeiro.

eventomaracanapeq-22 eventomaracanapeq-35 eventomaracanapeq-38 eventomaracanapeq-88

eventomaracanapeq-99 eventomaracanapeq-113 eventomaracanapeq-141 eventomaracanapeq-164 eventomaracanapeq-193 eventomaracanapeq-252 eventomaracanapeq-268 eventomaracanapeq-307 eventomaracanapeq-314 eventomaracanapeq-361 eventomaracanapeq-381 eventomaracanapeq-427 eventomaracanapeq-433

 


Aviestur

Campinas, SP
10 e 11 abril 2015

O evento de Campinas é relativamente curto: são dois dias e quatro horas e meia de duração.

Contudo, o público é de qualidade. São agentes de viagens, principalmente de Campinas e São Paulo, e de outras várias cidades do interior paulista, tais como: Americana, Jundiaí, São José do Rio Pardo, Mogi Guaçu, Batatais, Piracicaba. Por isso o evento foi bom, com alguns contatos mais aprofundados, além da entrega do material, que foi totalmente distribuído. Foram arrecadados 197 cartões de visita, o que representa 80 % dos atendimentos.

Vários destinos se fizeram presentes, tais quais, Recife, Foz do Iguaçu, Ceará, Santa Catarina, Santos, etc. e, claro, Campinas.

Foi estabelecido um contato com o Campinas e Região CVB, com duas Executivas de Contas – Suelen Varandas e Aline Figueira. Na verdade, o CRCVB trabalha apenas o segmento de negócios e eventos, pois não se trata de uma cidade turística com apelo ao lazer. Mas, de qualquer forma, pode-se perceber, pela troca de informações, que os desafios são bem parecidos no que se refere ao recolhimento da Room Tax e à produção de material. Apesar de ser uma cidade bem menor, o CRCVB tem mais ou menos o mesmo número de empresas mantenedoras, com um pouco menos unidades hoteleiras (são 35 hotéis).

Material do Rio CVB levado: 200 mapas Centro Histórico; 200 Folhetos Esporte; 200 Folhetos público

Representantes
Rio CVB – Leila Loureiro
Riotur – Cléa Cortez e Cristina Dias

IMG_20150411_145551654IMG_20150410_141124011

 


 

Salão Paranaense de Turismo
Curitiba, Paraná
06 e 07 março 2015

Participação no estande da Riotur.

O evento foi bastante movimentado no 2º dia quando recebemos muitas caravanas de outros estados do sul do Brasil. Na sexta-feira, o movimento foi apenas regular. Todos bastante interessados no Rio.

Realizamos cerca de 200 atendimentos, tendo sido arrecadados 150 cartões.

Material promocional levado: 250 Mapas Centro Histórico, 250 Folhetos Trade em português, 250 Folhetos Esporte em português, 250 sacolas pet e 250 calendários de mesa.

Durante o evento foi realizado um encontro com Tatiane Fagundes, Gerente de Relacionamento com Mantenedores e Arissa Forbellone, Analista de Eventos do Curitiba CVB, para troca de informações e experiência.

Recebemos também a visita de representantes do Ponta Grossa CVB.

Representantes:

Rio CVB – Márcia Pessoa
RIOTUR – Cléa Cortez e Cristina Dia

SPT2015A SPT2015B


 

ITB
Berlim – Alemanha
4 a 8 março 2015

O estande do Brasil teve um bom e constante movimento durante todo o período da feira.

Nos três primeiros dias, voltados para profissionais, foram realizados cerca de 100 atendimentos com agências de viagens, operadores, profissionais de turismo e jornalistas. A procura por informações sobre as Olimpíadas foi constante, especialmente por jornalistas. Tivemos também muitos futuros viajantes buscando informações sobre nosso destino e pedidos de indicações de roteiros na cidade.
Durante a feira, teve reuniões com representantes de outros CVBs para troca de informações e experiências:

– Greater Miami CVB – Gisela Marti
– Berlim CVB – Simon Hiebenga
– Nice CVB – Nadja Graf
– Iguassu CVB – Simone Santor

Empresas associadas ao Rio CVB presentes no cooperado: Arena Hotéis, Blumar, Compass, Del Bianco, Hotéis Othon, Passion Brazil, Rentamar, Walpax e Windsor Hotéis.

Material levado: 200 mapas Centro Histórico, 200 folhetos trade inglês, 300 folhetos público alemão, 200 folhetos esporte inglês, 200 sacolas pet laranja, 200 calendários 2015

Representantes
RioCVB: Michael Nagy e Andréa Revoredo
Riotur: Paulo Villela e Patricia Masche

IMG-20150306-WA0007 Iguassu CVB


 

FITUR 2015
Madri – Espanha
28 janeiro a 1º fevereiro 2015

O tema do estande era genérico, apenas com 2 totens mencionando as Olimpíadas e Paralimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro.

Nos 3 primeiros dias, que são destinados a profissionais, o movimento foi regular, tendo sido atendidos cerca de 100 profissionais, com 50 cartões de visita arrecadados. Desde o primeiro dia foi constatada a presença de estudantes e público em geral, alguns já com viagens marcadas, buscando material promocional, principalmente mapas, e pedindo orientação de roteiros e outros planejando viagem ao Rio. Houve muita reclamação dos altos preços do Rio e do Brasil.

Segundo Rosiane Rockenbach, representante da Embratur na Espanha, o mercado espanhol tem apresentado resultados positivos em relação às viagens para o Brasil, tendo crescido 15% no ano de 2014, após 2 anos de queda.

O estande da EMBRATUR era bem menor que o do ano passado, tendo 248 m², mas estava melhor, e tanto o módulo da RIOTUR como da TurisRio estavam na parte frontal. Essa posição de fato inibiu uma melhor visão e acesso ao nosso módulo. Havia 40 co-expositores. As empresas mantenedoras presentes eram: Latam, Adventure World, Compass, Del Bianco, Havas, Rentamar, Tourplans e Hotel Arena.

Foi realizado, também, um encontro com Rosa Maria Deza, Chefe de Congressos do Madrid Convention Bureau. O objetivo foi o intercâmbio de informações, especialmente na área de captação de eventos, uma vez que eles não trabalham o segmento “visitors”. O Madrid CVB é um órgão que tem 85% de participação financeira do governo e 15% de empresas privadas. Não recolhem room tax. A pesquisa para captação de eventos internacionais é feita basicamente baseada na ICCA, de quem também são associados. Para os eventos nacionais, segundo ela, são feitos bem poucos esforços, pois os eventos “praticamente caem no colo deles”, devido à localização estratégica e infraestrutura de Madri.

Material levado pelo Rio CVB: 200 mapas Centro Histórico, 200 folhetos esporte, 200 folhetos público em espanhol e 50 sacolas. Separamos uma caixa de material para a Embaixada do Brasil.

Representantes:
Rio CVB: Marcia Pessoa
Riotur: Paulo Villela e Marcia Paula Migliacci

20150128_114507bannerWP_20150130_008


EIBTM 2014 – The Global Meetings & Events Expo
Barcelona – Espanha
18 a 20 novembro 2014

Em sua edição de 2014, o EIBTM Barcelona, contou com a participação de cerca de 15.000 participantes e 3.100 expositores / suppliers.

No estande cooperado da EMBRATUR, onde o Rio Convention & Visitors Bureau ficou localizado em parceria com a Riotur, as empresas mantenedoras do RC&VB presentes eram: Abreutur DMC Brazil, Blumar Turismo, Havas Creative Tours, TAM Airlines (LATAM), Mind Rio Meeting Experiences, Sofitel Rio de Janeiro Hotel e Rede Windsor Hotéis.

Foram realizados 41 contatos entre meeting planners, entidades internacionais, agências de viagens, operadores, profissionais de turismo e jornalistas. No “appointment schedule” para o Rio de Janeiro, tivemos durante os 3 dias de feira 28 reuniões, focadas principalmente em grupos de incentivo para o Rio de Janeiro e prospecções de eventos que consideram o Rio como futura sede para os mesmos.

O material promocional que trabalhamos durante a feira era composto de 50 Z-card eventos, 50 DVDs Showcase, 50 DVDs Eventos de Sucesso, 40 folhetos Esporte (inglês), folhetos Trade (inglês) e 30 tags de bagagem.

O EIBTM 2014, como em todas as suas edições, apresentou grande qualidade em seu programa, buyers e hosted buyers, garantindo assim que o objetivo do Rio Convention & Visitors Bureau fosse plenamente atendido, prospectando negócios para a cidade do Rio e para as empresas mantenedoras.

O Brasil ficou representado através do stand cooperado da EMBRATUR que servia gastronomia típica e mantinha staff para coordenação e informações sobre o País.

A partir da edição de 2015 a feira passa a se chamar IBTM World e ocorre de 17 a 19 de Novembro de 2015 em Barcelona, Espanha.

Representantes: Eric Boulanger (Rio CVB) e Marcia Paula Migliacci (Riotur)

EIBTM2014BEIBTM2014red


 

WTM – World Travel Market
ExCel Center – Londres
3 a 6 novembro 2014

O Rio CVB participou em parceria com a Riotur no cooperado da Embratur, apesar de que a Riotur acabou não enviando representante. A localização do espaço do Rio no cooperado foi péssima, pois ficava na parte interna do estande. Aliás, o design do estande Brasil não estava atrativo e muitos cooperados, inclusive o Rio CVB, fizeram reclamações com a Embratur com relação a esse modelo adotado, pouco funcional e nada atrativo.

O primeiro dia do evento, dedicado a convidados Meridien Lounge, foi pouco movimentado. Já o segundo dia, como acontece habitualmente, teve movimento intenso. O terceiro e quarto dias tiveram movimento fraco.

Foram arrecadados 40 cartões de visita, com o total aproximado de 60 atendimentos, dentre imprensa e agências de viagens/operadores. Fomos contatados por empresas de países como China, Hungria, Rússia, República Theca, Sri Lanka, Polônia e Malásia.

Material do Rio CVB transportado pela Riotur:
– 200 mapas Centro histórico
– 200 folhetos trade inglês
– 50 Z-card Eventos
– 100 Dvds Showcase

O material que restou, foi deixado para o escritório EBT em Londres, Sra. Lilás Nascimento.

O Rio CVB realizou, em parceria com a Riotur, no dia 4 de novembro (segundo dia da feira), uma ação promocional com foco no mercado MICE. Realizamos um almoço-seminário para operadores, agentes de viagens, imprensa local e mantenedores do Rio C&VB no Sunborn Yacht Hotel, navio que fica atracado na entrada oeste do centro de convenções ExCel. Foram distribuídas bolsas com material promocional da cidade do Rio (guia do Rio, DVD, CD, mapa, bloco de anotação, revista do Rio, Showcase e caneta).

O Rio CVB realizou também no dia 4 de novembro, à noite, em parceira com a Riotur, um coquetel na tradicional festa LATA no St John’s Smith Square.

Mantenedores presentes no cooperado: Adventure World, Blumar, Compass, Del Bianco, Havas, Hotéis Othon, Passion Brazil, Pestana Hotels, Porto Bay, Rentamar, SAT, Tourplans, Walpax e Windsor Hotéis.

Representantes Rio CVB: Paulo Senise e Andréa Revoredo

2014-11-03-7772014-11-03-780


 

FIT 2014 – Feira Internacional de Turismo
Buenos Aires – Argentina
25 a 28 outubro 2014

A Feira continua aberta ao público nos dois primeiros dias (sábado e domingo), o que sempre gera um grande questionamento por parte das empresas comerciais do cooperado, já que não produzem material promocional para distribuição ao volume de público presente. Os dois últimos dias (segunda-feira e terça-feira) observa-se de fato a presença basicamente de profissionais.

Este ano o cooperado Embratur ficou no 2º pavilhão destinado ao Brasil, Uruguai, México dentre outros. O estande da EMBRATUR estava localizado ao fundo do pavilhão e ao lado de uma das portas de saída. Em frente ao espaço da Riotur/RCVB, foi montado um balcão de informações da Feira e ao lado  estava posicionado, nos dois dias de público, o show com cantores e dançarinos contratados pela Embratur. A localização do show, ao nosso lado provocou, nos dois dias de público, uma fila constante na frente do espaço Riotur para recebimento do material promocional.

A procura do mercado argentino pelo Brasil continua bastante forte. Mesmo nos dias de público recebemos muitos profissionais buscando material promocional, especialmente mapas de nossa cidade.

Foram feitos cerca de 220 atendimentos, sendo agentes de viagens, operadores de turismo e imprensa, com a arrecadação de 150 cartões de visitas.

Em função da demanda por informação, todo o material foi distribuído para público e profissionais.

MATERIAL:

  • 1.100 mapas do centro histórico do RCVB;
  • 800 folhetos de público;
  • 800 Z-Cards Rio e Niterói em espanhol;
  • 300 folhetos Esporte português;
  • 100 DVDs Showcase.

Representantes:
Rio CVB – Andréa Raeder
Riotur –    Cristina Dias
Vera Almeida

???????????????????????????????Fit2014AFit2014B


 

International French Travel Market – Top Resa

Paris-França
23 a 26 setembro 2014

A Feira teve um movimento regular nos dois primeiros dias. Foram coletados 40 cartões de visitas, contabilizado um atendimento de aproximadamente 80 profissionais.

O estande do Brasil não ficou muito bem localizado, quase no final do Pavilhão 7, na área Américas. O lounge de atendimento do Rio de Janeiro estava na parte posterior do estande, o que prejudicou o atendimento. A greve da Air France também colaborou muito para o número reduzido de agências de fora de Paris.

Mantenedores presentes: TAM, Passion Brazil, Havas, Rentamar e Adventure World.

Levamos o seguinte material promocional: 100 mapas Centro Histórico, 100 folhetos Trade (francês), 100 DVDs Showcase e 30 ZCard Eventos. O material que sobrou foi deixado com a Embaixada.

Representantes:

– Rio CVB: Marcia Pessoa

– Riotur: Marcia Paula Migliacci e Patricia Masche

foto 1TopResa2014


 

Rio Destino Mundial do Esporte – maio 2014

O Rio Convention & Visitors Bureau participou da promoção – Rio Destino Mundial do Esporte – que aconteceu no período de 26 de maio a 1º de junho de 2014, no Shopping Galerias Pacífico, em Buenos Aires – Argentina. Trata-se de uma iniciativa promocional da Riotur, planejada em decorrência  da Copa do Mundo no Brasil, que contou com a participação de Michael Nagy, do Rio CVB.

O objetivo foi o de promover e divulgar o Rio de Janeiro como destino turístico e capital mundial do esporte, visando o aumento do número de turistas que visitam a cidade. A Argentina está entre os três maiores mercados emissores de visitantes para o Brasil no período da Copa do Mundo e seu conhecido potencial está sendo trabalhado nesta ação de público.

Além de distribuir material promocional da cidade do Rio de Janeiro e alguns brindes produzidos especialmente para a ocasião, a ação atraiu a imprensa local, que está fazendo uma boa cobertura.

DSC08676DSC08677


 

ITB 2012 – Evento especial Rio

De 7 a 11 de março de 2012, o Rio Convention & Visitors Bureau participou da feira Internationale Tourismus Börse– ITB, de Berlim, que teve um movimento bastante agitado nos segundo e terceiro dias. Notou-se um número significativo de imprensa local, buscando informações ou apoio para futuras press trips. Os dias de público também contaram com grande movimento e com muitos individuais buscando informações sobre nosso destino e indicações de roteiros na cidade. Foram arrecadados 92 cartões de visita entre agências de viagens, operadores, profissionais de turismo e jornalistas, com uma estimativa de atendimento a 150 profissionais no total, considerando que muitos não dispunham de cartões de visita. A procura por informações sobre a Copa do Mundo e Olimpíadas continua intensa, especialmente por jornalistas.

O evento Rio, ação do Rio CVB mais uma vez em parceria com a TAM e com a Riotur, realizado no dia 9 de março, sexta-feira, foi um sucesso e contou com a presença de aproximadamente 200 participantes. Foi realizado na Churrascaria Brasil Brasileiro, espaço bem localizado e de fácil acesso. Primeiramente, foi oferecido um jantar às 19h, com música ao vivo, onde foram realizados vários sorteios e, posteriormente, um coquetel em um lounge. Os sorteios foram realizados sempre com grande expectativa. A TAM ofereceu 6 bilhetes aéreos (3 premiados mais acompanhantes), os hotéis Copacabana Palace, Pestana Rio Atlântica e Rio Othon Palace ofereceram hospedagem, diversos operadores associados (Blumar, Del Bianco, Laira Tours, OPCO Tours, Passion Brazil, Rentamar, SAT, Walpax) ofereceram passeios e translados, e os joalheiros, Amsterdam Sauer e H.Stern, que não participaram da ITB, enviaram jóias para o sorteio.

Para ver fotos do evento, clique no link abaixo. Atenção, pois há 4 páginas com fotos. A primeira página são fotos dos participantes, clicadas em frente a alguns painéis com belas fotos do Rio.

http://tam-rio-itb-2012.fernandomiceli.eu/

Representantes do Rio CVB:
•Paulo Senise, Elisabeth Cordeiro – Rio CVB
•Anja Dickmann e Christian Bengsch – TMC

Representante da Riotur:
•Márcia Migliacci
•Paulo Villela

IBT2012

—————————————————————————————————————————————————————

EIBTM 2011 – Global Meetings & Incentives Exhibition

29 de novembro a 1º de dezembro – Barcelona, Espanha

Segundo informações divulgadas pela Reed Exhibition, promotora do EIBTM, o nº total de visitantes na feira foi de 9.262 (incluindo visitantes e hosted buyers) 10,3% a mais do que em 2010. Nº de expositores: 3.127; nº de hosted buyers 3.904 – 9% a mais do que em 2010.

A Riotur e o Rio CVB participaram do estande (Lilia Macedo e Marcia Paula Migliacci). Foram atendidos 116 clientes – 24,73% a mais do que em 2010. A agenda já estava completa desde antes da feira, quando acompanhamos o diário online. A maioria dos clientes era nova, diferente das outras feiras anteriores. Muitos estavam fazendo prospecção para trabalhar com novos destinos. Nenhuma entidade de classe agendou encontro através do diário online, porém 4 foram ao estande do Rio CVB.

As seguintes empresas mantenedoras do Rio CVB participaram do estande cooperado da EMBRATUR:

1) Riotur
2) TAM Airlines
3) Adventure World Brasil
4) Del Bianco Tour Operator
5) Havas Creative Tours
6) Sofitel Rio de Janeiro
7) Sheraton Rio Hotel & Tours

EIBTM 2011

 

—————————————————————————————————————————————————————

PERSONALIDADE DO TURISMO 2011

Paulo Senise, diretor executivo do Rio Convention & Visitors Bureau, recebeu o prêmio Personalidade do Turismo 2011, no dia 24 de novembro, em cerimônia no hotel Copacabana Palace.

Veja algumas fotos do evento:

personalidades

—————————————————————————————————————————————————————