Rio de Janeiro realiza a I Jornada Científica de Montanhismo

Notícias recentes sobre o que acontece de mais importante voltar

Mais de 100 montanhistas de todo Brasil estiveram reunidos nos dias 16 e 17 de fevereiro para debater temas ligados a boas práticas da atividade. No sábado pela manhã, amantes do esporte que possui mais de 30 milhões de praticantes no mundo, participaram de aulas de Meteorologia, orientação e navegação e uso de equipamentos. Já no domingo, o dia foi dedicado a aulas de resgate e primeiros socorros, preparação física e Nutrição. O evento contou com o apoio do Rio CVB.

“A demanda por esse evento já existia há algum tempo. Somente aqui no Estado do Rio, somos milhares de esportistas praticantes do montanhismo. O evento foi um sucesso e gostaríamos que a programação entrasse definitivamente para o calendário da cidade”, afirma Maria Fernanda May, do Centro Excursionista Brasileiro, organizador da Jornada.

Para o diretor do Rio CVB, Philipe Campello, a realização do evento na Lapa, local reconhecido por sua efervescência noturna, é uma prova de como os espaços podem ser democráticos e, assim, receber eventos variados.

Já o secretário de Turismo, Otavio Leite, que também apoiou a realização da jornada, destacou a geografia da cidade, propícia para eventos ligados ao ecoturismo, segmento que mais cresce no mundo.

“Temos o Dedo de Deus, berço do montanhismo, a Trilha Transcarioca, com 180 quilômetros de percurso, além de alguns dos picos mais emblemáticos do país. Receber eventos como essa Jornada é prova da diversidade que poucas cidades do mundo têm”, concluiu Leite.